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DYNAMIC MOVEMENT

DYNAMIC MOVEMENT

Os Movimentos Dinâmicos que são caracterizados por uma série de movimentos ritmados que podem ser realizados de forma rápida, de acordo com as habilidades e condições físicas de cada um. Os Movimentos Dinâmicos exercitam, fortalecem, estimulam diversas partes do corpo e atua nas estruturas físicas relacionadas aos movimentos. Os exercício alongam os músculos, promove mais flexibilidade ao corpo e gera uma energia dinâmica, atua sobre os processos fisiológicos, anatômicos, cinesiológicos e diversos outros processos naturais do corpo. Além de proporcionar a prevenção e manutenção dos sistemas relacionados ao movimento corporal, biológicos e fisiológicos, atuam na desobstrução das tensões emocionais e físicas.

O encéfalo é a central de domínio cuja ação é controlar os movimentos do corpo, através da medula espinal e seus ramos nervosos ao longo dela. Por conta disso, é extremamente necessário manter uma boa postura, o que favorece o livre fluir da energia vital e se for devidamente fortalecida, não haverá comprometimento ou riscos de lesões ocasionados pela má estrutura postural que envolve o equilíbrio do corpo e desestabiliza diversos aspectos físicos (pés, mãos, equilíbrio geral) e psicológicos. Devem ser praticados para preparar ou atuar em diversos aspectos (físicos e sutis). Muitos desses exercícios estão basicamente relacionados à coordenação motora, que é exigido em todos aspectos do movimento, favorecendo assim, todos os movimentos motores, as articulações, tendões, fáscias e miosfácias, como também, os outros órgãos relacionados, desenvolvendo a simetria do corpo.

ON PREVENTION

    • Osteoporose;
    • Má postura por enrijecimento dos músculos;
    • Artrite e artrose;
    • Dores nas articulações;
    • Movimentos rígidos;
    • Baixa circulação sanguínea;
  • Torções de pés;
  • Obstrução das nāḍīs (meridianos);
  • Falta de flexibilidade;
  • Perda de massa óssea;
  • Acidentes por falta de propriocepção;
  • Ler/Dort (Lesão por Esforço Repetitivo/Dirtúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

ONDE ATUAM OS MOVIMENTOS DINÂMICOS

As principais áreas ameaçadas por inflamações articulares são o pescoço, coluna vertebral, ombros, bacia, joelho, tornozelo e as mãos que estão relacionados aos seguintes sistemas:

Fáscias e Miosfacias
A fáscia faz parte do conjunto de tecido conjuntivo e funciona como um “órgão” de sustentação do corpo. No corpo humano, os movimentos são expressos através das articulações, sendo que o componente miosfacial (a fáscia, juntamente com o músculo e as vísceras que a envolvem) determina o funcionamento da articulação.

Articulações
Conjunto de dispositivos orgânicos que permanecem entre dois ou mais ossos; representa o artículo – segmento integrante de uma série articulada de ossos. O corpo humano possui mais de 300 tipos de articulações.

Ligamentos
São estruturas compostas de tecido fibroso, forte, que se insere, pelas extremidades, em ossos ou cartilagens, constituindo assim um meio de união entre as articulações e as partes ósseas ou cartilaginosas do corpo humano.

Tendões
São cordões de tecido conjuntivo fibroso, aredondados ou achatados, no qual termina um músculo e que serve para inserí-lo num osso ou noutra formação. Resumindo, os tendões conectam os músculos aos ossos.

COMO É A PRÁTICA?

Os Movimentos Dinâmicos devem ser realizados dentro das premissas básicas de ritmo, intensidade e estabilidade, sempre dentro das suas possibilidades, tornando a prática agradável. Os exercícios devem ser repetitivos e praticados de uma forma rápida – respeitando o treino progressivo – com base no ritmo da respiração. Outro fator relevante, é a atenção no momento presente da atividade, afastando a mente da distração. Esta tomada de consciência deve ser considerada como uma norma prática em todas as tarefas que deseje tornar mais eficiente e, sobretudo, evitar lesões por falta de controle do corpo.

QUANDO DEVEMOS PRATICAR

Os exercícios são realizados antes das posturas do Yoga (āsana)  ou qualquer outra atividade para gerar um maior dinamismo energético, que em seguida será absorvido e canalizado dentro das posturas do Yoga, também possui a função de liberar tensões psicofísicas em favor de uma postura mais livre, sempre englobando os campos físico e sutil.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES

 

    1. A prática deve ser realizada com a coluna ereta e relaxada;
    2. A respiração deve ser sempre pelas narinas e dentro de seu próprio ritmo;
    3. Normalmente você expira ao flexionar ou contrair a região do abdômen e inspira  ao expandir ou estender o corpo.
    4. Evite utilizar da força física, procure utilizar da sua força interior, a fonte da sua Essência;
    5. Concentre-se! Uma mente que divaga não traz reais benefícios;
    6. Procure praticar com os olhos fechados para que a propriocepção seja desenvolvida, está relacionado com o controle ou domínio da posição do corpo, coordenação dos movimentos e a sensação de equilíbrio.

RESPIRAÇÃO

A respiração deve ser sempre pelas narinas, tanto na inspiração quanto na expiração. A respiração controlada deve ser realizada durante as práticas dos Movimentos Dinâmicos, uma vez que beneficia o sistema como um todo. Você pode respirar naturalmente, de forma completa ou ritmada, desde que associe o ritmo do movimento com o ritmo da respiração. Se for executar uma respiração rápida o movimento também deve ser rápido.

BENEFÍCIOS

    1. Aquece os músculos do corpo;
    2. Melhora o alongamento e resistência dos músculos;
    3. Desenvolve a flexibilidade articular;
    4. Melhora a coordenação motora;
    5. Favorece a prevenção de diversos tipos de lesões;
    6. Previne problemas relacionados ao LER (Lesões por Esforço Repetitivo – antiga descrição) ou DORT (Doenças Orteomusculares Repetitivos Relacionados ao Trabalho);
    7. Favorece a propriocepção, tornando-o mais consciente do corpo e suas habilidades;
    8. Alivia tensões psicofísicas;
    9. Desenvolve os sentidos;
    10. Aumenta e revitaliza o fluxo da energia vital.

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[1] Correntes energéticas sutis que se distribuem em todo o corpo sutil, similar aos meridianos da acupuntura.

[2] Propriocepção é a sensibilidade que define a qualidade da posição do corpo no espaço pelo controle da posição, coordenação dos movimentos e sensação de equilíbrio.

“O RITMO DO MOVIMENTO DEVE SEMPRE SER
ACOMPANHADO PELO RITMO DA RESPIRAÇÃO.”

TIPOS DE MOVIMENTOS

 

TORÇÃO
Movimento de torção do tronco sobre o eixo da coluna, ou de uma única parte do corpo, podendo ser realizado em diferentes graus e ângulos.

ROTAÇÃO
Movimento giratório feito por voltas sucessivas em torno de um eixo.

CONTRAÇÃO E DESCONTRAÇÃO
Ato de contrair. É o fenômeno no qual se verifica o encurtamento ou diminuição do tamanho de um órgão ou de uma formação anatômica, e que pode ser de natureza fisiológica ou patológica. O inverso é a descontração, o relaxamento natural.

FLEXÃO
É o ato de flectir, dobrar-se ou curvar-se. Pode ser realizada à frente ou para os lados.

EXTENSÃO
Ato ou efeito de estender-se; ampliar-se, esticar-se. Como por exemplo, estender a coluna para trás.

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BIBLIOGRAFIA

  • YOGA PARA CORREDORES – Luiz Albertini – All Print
  • ASANA, PRANAYAMA, MUDRA, BANDHA – Swami Satyananda Saraswati – Satyananda Yoga Center Brasil

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