WhatsApp (11) 9889 2 9889 hathayoga.studio@hotmail.com

Cada tipo de mantra possui e traz uma identificação específica dentro de nós. Nos aproximamos daquela energia, daquela força, do poder contido no mantra.Sendo assim, precisamos lembrar disso ao escolher os corpos sonoros que iremos repetir. A escolha deve ser baseada naquilo que precisamos fortalecer e incorporar dentro de nós. Por exemplo: Se estou sem paz, então, devo escolher um mantra que emane a paz dentro de nós. E assim por diante.  Um mantra sempre vai trazer uma qualidade, virtude ou força positiva que já existe dentro de nós e que apenas precisamos fortalecer.

DURGA

Durgā também conhecida como Maa Durga ou Ma Durga é uma das mais importantes deusas. É a força da Śakti no seu poder transcendente, não-condicionado e destemido. É a força que nos impulsiona do lamaçal da nossa existência egóica para a libertação dos nossos condicionamentos e tendência negativas, para além do medo de nos encarar integralmente, demônios e sombras. Ela é a força que impera sobre o Ego, sobre os desejos e sobre tudo que nos limita. É a grande mãe que luta ao nosso lado, e que nos mobiliza a agir. A força da ação que gera a transformação.

MANTRA

OM HRIM KRIM DUM DURGAYAI SVAHA – Saudações àquela que remove todas as dificuldades

DUM – Este é o som semente (bija mantra) de Durga e significa proteção.

OM SRI DURGAYAI NAMAH – Saudações à Mãe Durga

SARASVATI

Sarasvatī é a deusa do conhecimento, das artes e representa o livre fluir da sabedoria e da consciência. Abençoa seus adoradores com o poder da fala, sabedoria e conhecimento. Lembrando que onde ela é representada como uma das esposas de Vishnu, ela sempre brigava por mais atenção, até ter sido banida e entregue a Brahmā . Ou seja, precisamos lembrar que onde há sabedoria muitas vezes esquecemos das riquezas, e onde há abundância demais, a sabedoria pode não ser bem-vinda.

Seu mantra ajuda a mente a mergulhar em sua própria intuição inata, ou buddhi. Invocar Sarasvatī faz a pessoa se sentir renovada, aberta e pronta para se conectar e ouvir seu poder intuitivo e de discernimento..

MANTRA

OM AIM SARASWATYAI NAMAH – Saudações à Mãe Sarasvatī

AIM – Este é o som semente (bija mantra) de Sarasvatī.

LAKSHMI

Antigamente, nos Vedas, Lakṣmī era apenas Laksha – a prosperidade. Encarnação de uma deusa genérica. Cultuada pela linhagem brahmánica, dentro da tradição do brahmanismo. E que hoje, se é cultuada como uma espécie de Virgem Maria, para os hindus. Representando o aspecto positivo ou construtivo da natureza. Fortemente associada à riqueza e prosperidade material, mas também à espiritual, além de trazer sorte, saúde e fertilidade às suas devotas. Afinal, dentro da tradição as mulheres, como esposas, são consideradas “pequenas” Lakṣmīs, e supostamente deviam trazer sorte aos lares, maridos e ao casamento.

MANTRA

OM SRI MAHA LAKSHMYAI NAMAH – Saudações à Mãe Lakṣmī

SHIVA

Shiva quer dizer aquele que é auspicioso. É o transcendente, o destruidor, o asceta, o benfeitor, o guardião, o professor, o excluído, o homem, a alma, uma face de Deus, o senhor da Dança, o grande yogi, entre muitos outros aspectos.

MANTRA

OM NAMAH SHIVAYA – Saudações a Shiva, aquele que é auspicioso e benevolente.

GANESHA

Primeiro filho de Parvati e Shiva, Ganesha é aquele que nos ajuda a ir além das nossas limitações, a transcender os obstáculos que nos impede de evoluir e alcançar a sabedoria. Por isso, carrega um machado, que corta nossos obstáculos e desejos; um tridente sobre a testa, representando a vitória e a transcendência aos três mundos/corpos/faculdades, uma corda, que simboliza nossos apegos e a necessidade de estamos fixos em nossa própria natureza; uma enorme tromba, que propicia o poder discriminatório e do discernimento; uma cobra que simboliza estar livre do ciclo de samsara, e com seus desejos e ego sobre controle, na imagem do rato.  Uma enorme barriga, que contêm todo o universo; orelhas enormes que nos lembram a importância de escutar o conhecimento e durante os estudos; e uma presa quebrada, simbolizando a vitória acima a dualidade.

MANTRA

OM GAM GANAPATAYEI NAMAHA – Saudações à Ganapati, aquele que remove os obstáculo