WhatsApp (11) 9889 2 9889 hathayoga.studio@hotmail.com
—01

Sons que transformam, que mobilizam e que cultivam o aprendizado e a mudança interior. Os mantras são os cantos/versos de poder que advêm das escrituras com uma estrutura específica, auxiliando na retenção do aprendizado e acesso ao conhecimento. Sua repetição envolve a pronúncia, a métrica, o ritmo, aquele que repete e quem ouve, sendo assim, utilizamos toda nossa mente para realizar a totalidade de um aprendizado, tornando-o parte integrada de nós.

“Onde quer que haja atividade, haverá algum tipo de vibração.
Onde houver vibração, haverá igualmente a presença do som.
A criação é também um tipo de atividade, e a vibração que emanou do redemoinho primordial e o som assim gerado é o auspicioso pranava, na forma da sílaba Om.”

Mantra Yoga Samhita, III

—02

A palavra mantra é composta de duas sílabas: man, que significa ‘contemplação’ e tra, que significa ‘liberação’. Portanto, mantra significa literalmente ‘contemplação sobre aquilo que conduz à libertação’ ou instrumento do pensamento. Servem para limpar a mente e desfazer condicionamentos e padrões mentais. Os mantras trazem estabilidade do pensamento e expansão da consciência, exatamente porque injetam uma nova força e vibração, deletando aos poucos as antigas tendências destrutivas e negativas. Uma reestruturação ou reforma dos conteúdos subconscientes e inconscientes.

—03

Os mantras são compostos sonoros que produzem uma determinada vibração ultra-sônica em nosso organismo. Um som, com um determinado comprimento de onda, que conduz o praticante a um estado alterado/modificado de consciência.

—04

O mantra, assim como tudo neste universo, é energia, um corpo sonoro que vibra, repleto de energia, irradiando uma determinada vibração através do som e manifestando em nós, uma determinada força e forma mental. A repetição, constante e intermitente, estabelece uma nova realidade interior, um novo padrão mental, positivo, no qual podemos nos transformar e renovar, se assim quisermos.