WhatsApp (11) 9889 2 9889 hathayoga.studio@hotmail.com

Um homem semeia um pensamento e colhe uma ação. Semeia uma ação e colhe um hábito. Semeia um hábito e colhe um caráter. Semeia um caráter e colhe um destino.

~ Swami Sivananda

yogar

Origem

Originário do oriente (Índia), o Yoga (palavra masculina na língua sânscrita) possui milhares de anos e foi transmitida por sábios num sistema de mestre para discípulos conhecido como sampradaya.

No ocidente é muito comum se referir ao Hatha-Yoga como simplesmente Yoga, modalidade esta que expandiu-se muito no ocidente por sua fácil adaptabilidade e identificação.

Atualmente encontrarmos diversos “tipos” de Yoga, porém, quase todos possuem sua fonte no Hatha-Yoga, que tem  base nas posturas, técnicas respiratórias, relaxamento e meditação.

Significado

Hatha-Yoga literalmente significa “força” no sentido de força de vontade que é ilimitada contra a força física que é limitada. Na prática, devemos desenvolver-se substituindo gradativamente pela inteligência o esforço físico para o desenvolvimento do poder volitivo através das técnicas que conduzem a meditação (dhyana).

O Hatha-Yoga proporciona o auto-conhecimento e aperfeiçoamento através do corpo físico e da substância mental para a sua Essência onde encontra-se a verdadeira paz, felicidade e saúde em todos os sentidos.

meditar

O Nosso Desafio

A condição natural do ser humano é ser saudável tanto fisicamente quanto mentalmente. E a meditação faz parte dessa condição natural, devendo portanto ser incorporada a nossa rotina diária como um combustível para o nosso equilíbrio. Costumo dizer que desejamos ser cada vez melhor do que apresentamos no momento e queremos sempre melhorar em todos os aspectos do viver. Desejamos paz, alegria e saúde, mas em nossas escolas normalmente não nos ensina e por falta de prática nos afastamos da nossa Essência que devemos resgatar por direito. A meditação lhe assegura o reconhecimento como indivíduo, como alguém que possui todas as capacidades e tem várias virtudes que devem ser reveladas no seu potencial maior. Nosso desafio é voltar a ter contato com nossa essência, morada de todas as nossas virtudes.

O seu Caminho

É preciso lembrar-nos que o seu caminho é único e nunca deve ser comparado com outros. Cada um possui sua dose genética, memórias e discernimento. Cada um é único como parte do universo. Desta forma, a proposta da Meditação é você identificar qual é a sua maneira de meditar, sensibilizando-se para o olhar interior, sua intuição. A metodologia é um norte para você usar de todas as suas ferramentas para a meditação e obter os reais benefícios.

relaxar

Hora de relaxar

Relaxar é uma arte. Pelo simples fato que  não se restringe a apenas um momento da prática: o final. Mas sim, deve permear toda a prática. O todo momento da prática devemos buscar o equilíbrio entre a ação firme e determinada, trabalhando com nossa força de vontade e concentração, porém, não ir além das nossas possibilidades ou praticar com tensão. Este é o equilíbrio desejado para alcançar a estabilidade e o conforto. Assim, praticamos com vontade e relaxados ao mesmo tempo.

A prática inteira então se torna um momento para relaxar e quando eu relaxo fica mais fácil respirar, mais fácil se concentrar e muito mais fácil usar sua força de vontade e não exaurir sua força física. Uma prática estável e relaxada é uma prática mais consciente, onde consciente ter compaixão e praticar a não-violência com meu corpo e minha mente, e assim, evoluir seguindo degraus e etapas sem ansiedade, com discernimento e clareza de propósito.

Por isso, relaxar é uma arte. Porque o mais comum é tensionar-se durante toda a prática, principalmente quando é difícil sentar com a coluna ereta, permanecer muitas respirações em uma única postura, equilibrar-se ou encontrar força para persistir, quando o corpo todo treme. Então, como relaxar quando mal consigo respirar? Como relaxar quando todo meu corpo treme?